
As cores como elemento característico na faiança de Coimbra
Em Coimbra o emprego do amarelo na decoração da louça distingue a louça coimbrã das restantes. As peças com esta origem têm formas que remetem para épocas e gostos renascentistas e islamitas, mas o tratamento decorativo evidenciado demonstra grande domínio técnico.Estilo este, designado por “desenho miúdo”.
É também de salientar a tonalidade dos azuis violáceos, conhecido como azul cobalto, e roxos acastanhados, contrastados com o fundo branco.Existe também um tipo de louça designada pré-ratinhos.
O aspecto mais interessante , é o facto do tema, muitas vezes figurativo, ocupar todo o espaço disponível da superfície do prato, abdicando de quaisquer elementos decorativos de emolduramento. Estas peças empregam o azul de cobalto e o roxo.

Faiança Coimbrã com influências orientais

Azul cobalto num prato tipicamente coimbrã

Travessa coimbrã

Faiança Coimbrã com influências orientais
A peça aqui presente é um pote facetado, com tampa, decoração “desenho miúdo” azul, muito típico na faiança decorativa de Coimbra com influência chinesa do Sec. XVII.Na zona central desenvolve-se o que os artífices designam como “a paisagem” essencialmente constituída por flores e folhagens de espírito oriental.
Os “coelhinhos” (que nalgumas descrições são chamados “lebrões”) saltam por entre a vegetação.
